domingo, 23 de setembro de 2012

Amazônia: o melhor da comida paraense em São Paulo



No bairro da Bela Vista, cercado por restaurantes italianos, a presença do Amazônia é discreta. Soubemos dele pelo Restaurant Week de 2011, e como não é comum encontrar comida paraense em São Paulo, fomos conferir.

Vale destacar que os garçons são treinados para explicar o que é cada prato no cardápio pois afinal não é todo mundo que sabe o que é maniçoba, tucupi ou tacacá. Para descobrir o significado desses ingredientes exóticos, até mesmo para nós, que somos brasileiros, clique aqui e acesse o cardápio do local.

Na noite de nossa última visita ao Amazônia, Paulo Leite (foto), o chef e proprietário, estava lá. Conversando com ele, rapidamente notamos que é o tipo de pessoa que faz o que gosta, o que reflete em seu restaurante.

A decoração traz objetos da região, como réplicas em miniatura de barcos de pesca, peixes coloridos e muitas plantas. Faz lembrar o clima exuberante e exótico da Amazônia.

Tacacá de filhote
A comida estava excelente. Pedimos tacacá de filhote, um caldo feito com jambu, uma erva que deixa a boca um pouco adormecida, e muito saboroso. O filhote também é conhecido por piraíba, o maior peixe de água doce brasileiro e da família do bagre. A porção é bem servida, guarnecida com arroz e goma de polvilho de mandioca. 


Sorvete de carimbó
Guarde lugar para a sobremesa, porque só no Amazônia você tem a chance de provar o verdadeiro gosto do açaí, em São Paulo, além de sorvetes de sabores típicos da região, como tapioca, bacuri, taperebá  e carimbó, uma mistura de castanha-do-pará com cupuaçu que deu muito certo. Apesar de todos serem muito bons, recomendamos fortemente o de carimbó.
  
Aos finais de semana e feriados, somente na hora do almoço, é servido buffet livre de pratos tradicionais, como pirarucu (o “bacalhau” da região amazônica), vatapá do Pará, caruru, pato no tucupi e peixada. Vale a pena experimentar.

Serviço
O quê? Restaurante Amazônia.
Onde? Rua Rui Barbosa, 206. Bela Vista – São Paulo.
Quando? Abre diariamente para o almoço e de quarta a domingo para o jantar.
Quanto? Não é barato, mas é justo, já que a maioria dos ingredientes são trazidos da Amazônia. Para o buffet dos finais de semana, consulte o restaurante para preços atualizados (11) 3142-9264.

Um comentário:

  1. Maravilhoso, tanto o texto como o local e a comida!! Já fui algumas vezes lá com meu esposo, e sempre saímos querendo voltar mais vezes. Vale muito a pena!!!

    ResponderExcluir